A Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor, modelo 59 (SAT NFC-e), também conhecida como Cupom Fiscal Eletrônico é um dos membros mais novos da “família” de Documentos Fiscais Eletrônicos.
Foi criada em dezembro de 2016 para substituir o antigo Cupom Fiscal “Analógico”, que ainda existe em alguns estados, porém em franco processo de extinção.
Como todo Documento Eletrônico, a NFC-e é enviada instantânea e digitalmente para a SEFAZ (Secretaria de Fazenda) do Estado onde a operação está acontecendo, dessa forma o Fisco tem conhecimento das transações em tempo real.
Quais foram as mudanças na NFC-e?
Recentemente o ajuste SINIEF 07/18 alterou a cláusula décima quinta do ajuste SINIEF 19/16 (Norma que instituiu originalmente a NFC-e) reduzindo drasticamente o prazo de cancelamento desse tipo de documento, de 24 horas para 30 minutos, desde que não tenha havido o trânsito da mercadoria.
Veja na íntegra:
Cláusula décima quinta O emitente poderá solicitar o cancelamento da NFC-e, desde que não tenha havido a saída da mercadoria, em prazo não superior a 30 minutos, podendo ser reduzido a critério de cada unidade federada, contado do momento em que foi concedida a Autorização de Uso da NFC-e, de que trata o inciso I da cláusula oitava.”
O que isso representa?
A norma original (Ajuste SINIEF 09/2016) permitia o prazo de cancelamento de uma NFC-e de 24 horas, porém com a nova redação (Ajuste SINIEF 07/2018) esse prazo foi reduzido para 30 minutos, desde que a mercadoria não tenha saído da empresa.
Na prática, antes uma NFC-e tinha um dia inteiro (24 horas para ser cancelada) mas agora esse prazo caiu para apenas meia hora.
Essa norma vale para o país inteiro?
Sim, a norma do SINIEF tem alcance nacional, cabendo a cada estado fazer a regulamentação.
O estado do Paraná por exemplo, através do decreto estadual 10.858 normatizou o assunto em acordo com o ajuste 07/2018, portanto a norma para a NFC-e começará a valer no estado.
O mesmo será feito posteriormente por outros estados, como SEFAZ PE, SEFAZ SP, etc.
Quando o prazo reduzido começa a valer?
A partir de 01 de outubro de 2018.
Em que situações uma NFC-e precisa ser cancelada?
Pensando na nova regra, imagine esta cena: O cliente vai à uma loja, escolhe e compra um produto.
Depois de efetuar o pagamento e receber a NFC-e (o Cupom Fiscal Eletrônico) o cliente percebe que comprou o produto errado (uma lâmpada de 20 W ao invés de uma 30 W, um colchão de 88 cm ao invés de um de 98 cm, para ficar em dois exemplos).
Nesse caso, como se passaram menos de 30 minutos e a mercadoria não saiu da loja, a empresa pode cancelar o Cupom Fiscal Eletrônico através do próprio sistema emissor e reemitir um novo com o produto desejado pelo cliente.
O que fazer quando o prazo de cancelamento for ultrapassado?
Ainda usando o exemplo acima, supondo que o tempo de emissão tivesse ultrapassado o limite de 30 minutos, a empresa teria que então emitir uma NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) em nome do cliente dando “entrada” na mercadoria, com isso ela anularia a operação original gerada pelo Cupom Fiscal Eletrônico e corrigiria a saída do estoque.
quinta-feira, 05 de março de 2020
Os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, conhecidos como software de gestão ERP, dão suporte às organizações em termos administrativos e estratégicos. Com eles, é possível realizar planejamentos, controlar os custos e otimizar todos os processos internos.
Além disso, a partir da integração promovida pelos sistemas ERP, é possível fundamentar tomadas de decisões necessárias para o crescimento dos negócios. Essas são apenas algumas das vantagens que esse software oferece às organizações.
Os motivos para implementar um ERP são diversos. Entretanto, muitas empresas olham para os custos iniciais e acabam desistindo de fazê-lo. Conhecer todos os benefícios desse tipo de solução mostra que os ganhos em médio e longo prazos são muito superiores ao investimento.
Ao longo deste post, vamos apresentar a você bons motivos para implementar um software de gestão ERP o mais rápido possível na sua empresa. Continue lendo!
3 dicas para saber quando implementar um software de gestão ERP
O fato é que raramente as empresas começam suas atividades já contando com um software de gestão empresarial para acompanhar seu funcionamento. Essa decisão costuma acontecer algum tempo depois. E, também costumeiramente, deixar para depois costuma trazer arrependimentos.
Muitas vezes, a procura por um ERP se dá quando a situação da empresa começa a fugir do controle, seja com relação à integração entre os departamentos ou à dificuldade de acessar as informações essenciais para o dia a dia da operação.
Também o crescimento da operação (crescimento repentino do negócio) acaba trazendo à tona a necessidade de uma solução mais robusta, que unifique tudo e dê mais inteligência gerencial ao time executivo.
Se esse é o seu caso, confira, a seguir, três dicas para saber qual é o momento adequado de implementar um sistema ERP e quais os benefícios ele trará para sua organização:
Se você é um gestor ou empreendedor, saiba que existem algumas perguntas que podem ajudá-lo a identificar o momento adequado de implementar um ERP.
Primeiramente, é preciso se questionar sobre o funcionamento geral de seu negócio. Você acha que poderia melhorar? Tem perspectivas de crescimento? Os seus clientes são bem atendidos hoje? Sua equipe é produtiva? Você consegue facilmente medir os resultados do seu negócio?
A partir daí, já é possível obter alguns indicadores e determinar quais áreas da empresa precisam otimizar suas atividades.
Feito isso, é preciso checar departamentos mais específicos. Você tem acesso às informações necessárias para a tomada de decisões de forma rápida, atualizada e segura? Seu fluxo de caixa está sob controle e bem planejado? A qualidade do atendimento reflete no processo de vendas? Como está o controle de estoque ?
Lembre-se: essas são respostas que só você pode dar, pois elas variam de acordo com a área de atuação de cada empresa.
Por fim, para identificar o melhor momento de implementar um sistema ERP, é preciso pensar sobre a famosa relação entre custo e benefício. Quanto dinheiro está sendo perdido em processos mais lentos e não integrados? Qual é o montante disponível em caixa para implementar o software? Você já guardou o suficiente para investir em uma solução ERP? Ou precisa se planejar para economizar?
O sistema ERP certamente vai trazer diversos benefícios, além de vantagem competitiva a seu negócio, mas será necessário investir na solução. Entenda melhor no próximo tópico!
5 razões para implementar um software de gestão ERP o quanto antes
Se sua empresa ainda não apresenta problemas nessas áreas citadas e ainda assim você considera a implementação de um sistema ERP, saiba que você estará dando um importante passo.
Veja a seguir, em detalhes, as principais razões pelas quais você deve seguir em frente com seu projeto de implementação de um ERP:
Com um bom software de gestão ERP, sua gestão passará a ser baseada em informações concretas e integradas, não em suposições ou tendências. Em poucos cliques, você conseguirá obter relatórios gerenciais com dados atualizados e seguros. Isso eleva seu poder de decisão e ajuda a mensurar resultados com mais precisão.
Para crescer mantendo a qualidade dos processos, é fundamental unificar as atividades dos diversos departamentos do seu negócio. Nesse sentido, são inúmeras as vantagens que o ERP pode trazer.
Com um bom ERP, você conseguirá eliminar redundâncias, automatizar a realização de tarefas e até diminuir o tamanho de suas equipes. A integração promovida pelo sistema aumenta a produtividade, torna as informações mais confiáveis e evita erros e retrabalhos.
Outro benefício que você vai obter com um software de gestão ERP é a padronização dos procedimentos operacionais. Ao seguir as funcionalidades do sistema, os colaboradores evitam os vícios e atalhos que podem gerar erros e também roubar tempo no dia a dia operacional.
Os esforços de gestão e redução de custos costumam ser grandes na maioria das empresas. Esta, com certeza, também é uma de suas preocupações.
Com um bom ERP, você poderá fazer análises mais rápidas e profundas dos investimentos e gastos (fixos e variáveis). E isso é conseguido a partir de históricos, relatórios e controles sempre atualizados e disponíveis.
Num olhar mais amplo, o próprio ganho de produtividade já é um potencializador da diminuição de custos operacionais.
Por fim, um tema que preocupa dez em cada dez empresas em todo o mundo: a segurança da informação. Também nesse quesito, um software de gestão ERP é muito benéfico.
Ao centralizar todos os dados gerenciais em ERP, o pessoal de TI da sua empresa consegue monitorar mais facilmente. Assim, em vez de ter diversos sistemas espalhados pela empresa, tudo fica concentrado em um único ambiente.
Logicamente, é preciso se certificar de que o ERP escolhido tenha qualidade técnica para evitar fraudes, danos e extravios dos dados. Mas esse certamente é um dos benefícios mais palpáveis desse tipo de solução.
E agora, você conseguiu entender a importância de um software de gestão ERP? Conseguiu identificar se já é o momento de implementar essa solução em sua empresa? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que ele chegue a outras pessoas.
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020